segunda-feira, 26 de julho de 2010

Grande Duelo



Tudo transcorria harmoniosamente nas terras dos reis Afonso III e Carlos VI, tinham tratados de paz e cordialidade. Rei Afonso III fora um bravo guerreiro. Quando desfrutava de seu principado juntava-se com seus destemidos soldados nos campos de batalha, lutavam por terras distantes, três dias de cavalgada ao sul de seu reino. Seu exército era conhecido por vencer muitas batalhas, sempre cauteloso, só atacava quando estava certo da vitória. Numa destas batalhas um soldado inimigo atingiu com uma espada seu braço direito, decepando-o. Após recuperar-se dos ferimentos, não mais pode duelar, ficando apenas no estudo da melhor estratégia de ataque e defesa. Sua jovem e formosa esposa, a então princesa Margaret despertava os olhares dos súditos e também dos jovens de outros reinos. Alguns anos após este incidente o Rei Afonso II morreu de repente, então seu filho assumiu o reinado e a bela Princesa Margaret tomou o posto de Rainha.


Rei Carlos VI era pacato e cordial com todos que o rodeavam, muito querido por seus súditos e respeitado por todos do reino vizinho. Sempre acompanhado da Rainha Soraia, lindíssima com seus cabelos longos encaracolados, espalhava seu perfume por onde passava. Tinham dois filhos, os Príncipes Thiago e Yago. Thiago o mais velho muito obediente às ordens do Rei Carlos VI, procurava sempre estar junto ao povo, sendo amigável e compassivo, mas também era um bravo guerreiro quando precisava defender seu reino dos ataques inimigos. Yago, porém na plenitude de um jovem rebelde, desafiava o rei e seu irmão, contrariando as ordens e conselhos dos dois.


Certa vez Yago estava cavalgando campo afora, encontrou uma carruagem a beira do caminho, a sua volta os soldados mortos e no interior dela estava a bela e encantadora Rainha Margaret, estava desmaiada, ele a tomou nos braços cuidou de um ferimento que havia no rosto e depois colocou-a sobre seu cavalo e levou-a até seu reino. O Rei Afonso III ficou tremendamente agradecido oferecendo um precioso anel de ouro ornamentado com um lindo diamante. Príncipe Yago aceitou a oferta do rei e seguiu sua cavalgada. Porém, a beleza estonteante da Rainha não saiu mais da sua cabeça, passava dias e noites sonhando com ela, até que um dia resolver confessar ao seu irmão que estava apaixonado pela Rainha Margaret e que lutaria por seu amor. Príncipe Thiago por sua vez o reprimiu veemente, chegando a ameaçá-lo de morte, pois discordava da idéia de uma batalha com o Rei Afonso III, tendo em vista todos os tratados que envolvia os dois reinos.


Yago para variar contrariou os conselhos do irmão e iniciou algumas investidas para se aproximar da bela Rainha Margaret. Costumava cavalgar pelos campos, sabendo que sua amada também fazia este percurso para visitar algumas vilas que estavam sobre a administração de seu esposo.


Passados alguns meses ele não resistiu, em um baile onde estava reunida a corte dos dois reinos, num descuido da Rainha Margaret ele rouba-lhe um beijo e saiu todo sorridente entre os convidados, pela sala mostrava-se um exímio dançarino, até que convidou a Rainha para uma dança. Enquanto bailavam fixava seu olhar nos lábios de sua amada e querendo se embebedar num delicioso beijo. Conteve-se. A Rainha não falou nada para seu esposo, pois também ficara interessada no audacioso príncipe.


Numa destas cavalgadas de longe príncipe Yago avistou a carruagem da Rainha, interceptou a comitiva, foi até a rainha olhou fixamente em seus olhos e disse: “Daqui duas luas travarei uma batalha com seu esposo. Rei Afonso III não será páreo para mim. Vencerei e te levarei para viver em meu reino.


Um mensageiro do Rei Carlos VI, a mando do príncipe Yago foi até o reino vizinho levando a seguinte mensagem:


“ Quando a lua estiver cheia, as estrelas já ocultando seu esplendor e os primeiros raios de sol surgirem no horizonte, estarei na arena dos gladiadores te esperando para um duelo. Desejo ardentemente casar-me com a Rainha Margaret e sei que ela também me deseja”.


Sabendo que de fato sua esposa estava apaixonada por Yago, o Rei enviou-lhe uma mensagem:


“ Tens conhecimento que não duelo, pois fui ferido num batalha. Mas tratarei de preparar um guerreiro e ele me representará neste desafio. Venha com o rosto coberto, assim como estará o seu desafiador, para que ele não olhe sua face e fique com pena de mata-lo. A armadura deve ser a tradicional, cavalo totalmente preto, para que ninguém saiba quem é quem até que um seja derrotado”


No dia marcado, a arena estava lotada, pois a noticia se espalhou feita pluma ao vento. Estavam divididos na torcida, os guerreiros vestidos como combinado, em seus cavalos pretos reluzentes. Inicia a batalha, logo no começo um deles cai do cavalo e em seguida consegue derrubar o outro e a luta passa a ser no chão, os dois ficam se estudando, com espadas na mão. Após uma longa troca de ataques, repentinamente um deles defere um golpe certeiro, transpassando o único local onde a espada poderia atingir o adversário, que vai ao chão, largando sua espada e seu corpo estirando entre a poeira que levanta. O Rei Afonso III está ansioso em saber quem ganhara a batalha. Todos ficam na expectativa de que o vencedor tire a cobertura do rosto. Eis que da forte armadura surge o Príncipe Yago, com um largo sorriso, olha para a Rainha Margaret, estende a mão como se a chamasse, ela levanta-se do seu assento. O Rei Afonso III por sua vez pede que o príncipe Yago retire a cobertura do guerreiro que ele havia matado. Para surpresa de todos, especialmente de Yago, o guerreiro era o Príncipe Thiago, seu irmão mais velho. Motivado por sua ira, descontente com a decisão de seu irmão mais novo, decidiu aceitar o convite do Rei Afonso III e duelar com seu irmão, pois esta era a única condição para que continuasse a boa vivência entre os dois reinos.


Yago ao ver seu irmão morto, entrou em desespero, rodeou seu olhar por todos os que ali estavam, pegou a espada que havia usado para matar seu irmão e transpassou seu peito, caindo sobre o corpo de Thiago.


A Rainha Margaret recolheu-se aos seus aposentos, os corpos ficaram ali no meio da arena até o meio da tarde, quando o Rei Carlos VI decidiu busca-los para fazer o funeral. Príncipe Yago foi sepultado em cova rasa, sem adornos em sua volta, pois envergonhara toda a realeza. Príncipe Thiago, porém teve honrarias reais, sepultado como herói que lutou pela paz e harmonia dos reinos vizinhos.


E quanto ao casamento do Rei Afonso III e da Rainha Margaret? Bom, eles continuaram por algum tempo, até surgir outro jovem que despertou o interesse da rainha. Porém desta vez ela fugiu sem permitir que houvesse duelo. Foram para terras muito distantes, numa pequena vila, onde viveram sua história de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário